Ações de Extensão contempladas com bolsa de monitoria de extensão universitária do NUPEL - 2018.1

10499 - Pré-Vest na UFBA (Ação de Extensão proposta pela Profa. Dra. Ana Sartori Gandra contemplada com duas bolsas de monitoria de extensão universitária)

Resumo da ação: O projeto tem como principal objetivo oferecer assistência aos alunos advindos da rede pública de ensino através de um pré-vestibular social, nos modelos ENEM de avaliação. O cursinho social funciona nos turnos matutino e vespertino, de maneira que cada turma sempre é assistida por um professor e no mínimo um monitor. O curso em si funciona em cima de 3 pilares: a) Aulas extensivas ministradas por graduandos das mais diversas áreas de ensino da UFBA.; b) Atividades práticas e interativas oferecidas pelo Ramo Estudantil IEEE. Essas atividades ocorrem aos dias de sábado e, de forma prática, aborda o assunto dado em sala de aula (física, química e matemática); c) Acompanhamento psicopedagógico junto à direção pedagógica e o núcleo de psicologia, formado por psicólogos formados e alunos do bacharelado de psicologia.

10514 - Pré-Vest na UFBA (Ação de Extensão proposta pela Profa. Dra. Ana Ligia Leite E Aguiar contemplada com uma bolsa de monitoria de extensão universitária)

Resumo da ação: Coordenado por alunos graduandos da Universidade Federal da Bahia, o Pré-Vest na UFBA teve suas atividades iniciadas em 06/11/2015 e funciona até os dias de hoje. O projeto tem como principal objetivo oferecer assistência aos alunos advindos da rede pública de ensino através de um pré-vestibular social, nos modelos ENEM de avaliação. O cursinho social funciona nos turnos matutino e vespertino, de maneira que cada turma sempre é assistida por um professor e no mínimo um monitor. O Pré-Vest visa alcançar seus objetivos através de um modelo de curso pré-vestibular que foge dos padrões Brasil afora. Contamos com cerca de 60 graduandos envolvidos no projeto, os quais estão divididos entre professores, monitores e coordenadores. A intenção do projeto é atuar de maneira diferenciada, fora do tradicionalismo da sala de aula, levando ao aluno que não teve a oportunidade de um ensino de qualidade aquilo que lhe é necessário para uma aprovação no ENEM e, consequentemente, o ingresso em uma universidade pública de qualidade

11681 - Ave Palavra! Oficina de Produção Textual na Revista Hyperion (Ação de Extensão proposta pelo Prof. Dr. Arivaldo Sacramento de Souza contemplada com uma bolsa de monitoria de extensão universitária)

Resumo da ação: Objetivando repensar a relação Universidade x Sociedade como um espaço de "Troca de Saberes" e não de transmissão vertical, o projeto "Ave Palavra! Oficina de Produção Textual na Revista Hyperion" pretende construir oficinas de criação literária em instituições públicas de ensino e/ou em espaços de letramento não formal, tais como associação de moradores, centros comunitários. Assim, juntamente com o PET LETRAS, as Oficinas itinerantes ocorrerão mensalmente durante o semestre letivo e terão duração de 4h. Para isso, serão obedecidas as seguintes etapas: convite e discussão para parceria com as instituições e/ou comunidades para estabelecimento dos interesses das partes; elaboração das oficinas em parceria com o PET LETRAS; construção de uma plataforma virtual para discussão dos textos (blog, site); recolha das produções e submissão à comissão editorial da Revista Hyperion para análise e consequente publicação dos textos; impressão da separata da seção Ave Palavra junto à EDUFBA.