PÚBLICO-ALVO |
Interessados em geral, a partir de 15 anos de idade. |
OBJETIVO |
Ao final do nível Espanhol 1, espera-se que o aluno seja capaz de: Cumprimentar e despedir-se. Pedir e dar informações pessoais (idade, estado civil, datas importantes, hábitos, gostos e preferências, etc.) e em alguns outros poucos contextos. Falar e escrever (de forma básica) sobre si mesmo e sobre os familiares. Descrever fisicamente pessoas, lugares e coisas. Propor e combinar encontros. Pedir e dar permissão. Opinar sobre alguns temas referentes a estudo e trabalho. Ao final do nível Espanhol 2, espera-se que o aluno seja capaz de: Compreender e utilizar estruturas mais complexas para trocar experiências, fazer avaliações sobre temas concretos, dar e seguir instruções para se chegar a um lugar específico, etc. Falar e escrever sobre ações habituais no passado. Descrever mudanças pessoais (físicas) ocorridas ao longo do tempo. Expressar planos e intenções. Expressar desejos. Narrar (oral e escrita) sobre a própria biografia e a de terceiros. Interações mais elaboradas com temas menos objetivos. Ao final do nível Espanhol 3, espera-se que o aluno seja capaz de: Interagir em contextos mais complexos (reencontros, trocas de experiência sobre aprendizagem, matérias com dados estatísticos, planos para o futuro, etc). Apresentar-se de forma mais completa apresentar os outros. Contar (oral e escrita) anedotas. Expressar atos futuros. Expressar condições e hipóteses. Expressar preferências de forma mais elaborada e sobre uma maior diversidade de temas. Escrever cartas, e-mails etc. formais e informais. Dar conselhos e sugestões (menos elaborados). Aceitar e rejeitar pedidos (de maneira formal e informal). Descrever situações no passado com maior riqueza de detalhes. Ao final do nível Espanhol 4, espera-se que o aluno seja capaz de: Pedir e dar opiniões sobre temas mais subjetivos e complexos. Expressar acordos e desacordos. Valorizar e atos, fatos e opiniões. Impessoalizar o discurso. Expressar finalidade. Descrever objetos e seu funcionamento. Narrar e descrever no passado (nível mais complexo). Desculpar-se. Aceitar e recusar convites (nível mais elaborado). Dar conselhos e sugestões (nível mais elaborado). Planejar (nível mais elaborado). Ao final do nível Espanhol 5, espera-se que o aluno seja capaz de: Participar de debates sobre temas de diferentes níveis de complexidade. Argumentar e contra-argumentar. Expressar desacordo em discussões mais elaboradas. Produzir diferentes gêneros textuais (contos, sinopses de filmes, etc.). Ao final do nível Espanhol 6, espera-se que o aluno seja capaz de: Produzir textos argumentativos sobre variados temas. Expressar falta de obrigação. Expressar incerteza. Modalizar o discurso. Dar conselhos sobre temas diversos. Questionar uma informação. Discordar de forma cortês. |
NÍVEIS |
São oferecidos semestralmente os níveis 1, 2, 3, 4, 5 e 6. |