PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / SEGUNDA LÍNGUA (PLE)
DESCRIÇÃO DOS CURSOS E NÍVEIS
Português Básico I (60 horas)
Ementa: Sensibilização para a diversidade sociocultural brasileira, para aspectos pragmático-culturais constituintes de interações cotidianas em situações comunicativas de baixa complexidade. Compreensão e produção de gêneros discursivos orais, escritos e multimodais para o engajamento, de maneira simples, em esferas do cotidiano. Familiarização com aspectos fonético-fonológicos e repertórios lexicogramaticais do português brasileiro necessários para interação no dia a dia.
Português Básico II (60 horas)
Ementa: Aspectos socioculturais brasileiros em relação às línguas-culturas dos aprendizes, de modo a promover as relações interculturais. Compreensão e produção de gêneros discursivos orais, escritos e multimodais para ampliação do engajamento em esferas do cotidiano. Prática das principais características do quadro fonético-fonológico do português e ampliação de repertórios lexicogramaticais básicos para interação no dia a dia.
Português Intermediário I (60 horas)
Ementa: Aspectos socioculturais brasileiros e das línguas-culturas em interação. Compreensão e produção de gêneros discursivos orais, escritos e multimodais para engajamento tanto em esferas do cotidiano quanto em algumas outras esferas de maior complexidade. Prática de aspectos fonético-fonológicos do português. Desenvolvimento de alguns repertórios lexicogramaticais complexos
conforme os propósitos e gêneros discursivos.
Português Intermediário II (60 horas)
Ementa: Aspectos socioculturais brasileiros e das línguas-culturas em interação. Compreensão e produção de variados gêneros discursivos orais, escritos e multimodais, especialmente da esfera midiática. Aprimoramento da competência interacional e da fluência em práticas diversificadas de produção oral. Ampliação de repertórios lexicogramaticais complexos conforme os propósitos e gêneros discursivos.
Português Avançado I (60 horas)
Ementa: Aspectos socioculturais brasileiros e das línguas-culturas em interação. Educação, ciência, tecnologia e mercado de trabalho no Brasil. Compreensão e produção de gêneros discursivos orais, escritos e multimodais para engajamento, com autonomia e desenvoltura, sobretudo nas esferas acadêmica e profissional. Aprimoramento da competência interacional e da fluência em práticas complexas de produção oral. Ampliação e refinamento de repertórios lexicogramaticais complexos conforme os propósitos e gêneros discursivos.
Português Avançado II (60 horas)
Ementa: Aspectos socioculturais brasileiros e das línguas-culturas em interação. Aprofundamento em aspectos antropológicos, econômicos, culturais, filosóficos, sociológicos e políticos do Brasil. Fruição e análise de produções artísticas brasileiras e de outros países de língua portuguesa, canônicas e não canônicas. Compreensão e produção de gêneros discursivos orais, escritos e multimodais para engajamento, com autonomia e desenvoltura, em esferas complexas, particularmente, a artística. Aprimoramento da competência interacional e da fluência para a expressão de ideias abstratas em práticas complexas de produção oral. Ampliação e refinamento de recursos lexicogramaticais complexos, de modo a interpretar e produzir, de maneira precisa, nuances de significado, conforme os propósitos e gêneros discursivos.
Observação:
Descrição dos níveis dos cursos de português língua estrangeira / segunda língua oferecidos pelo NUPEL, adequados aos contextos de ensino da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, Bahia-Brasil. Os descritores aqui apresentados basearam-se nas Propostas Curriculares para o Ensino de Português no Exterior, produzidas pelo Itamaraty, sendo adaptados ao contexto de ensino do NUPEL, tomando como referência o volume:
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Proposta curricular para o ensino de português nas unidades da rede de ensino do Itamaraty em países de língua oficial espanhola. Autores: Leandro Diniz e Ana Cecília C. Bizon. Brasília: FUNAG, 2020. Disponível em: http://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/21-1122-1. Acesso em: 13. Jun. 2021.